terça-feira, 5 de agosto de 2014

Testes Para Novelas - Como Participar?

Se você acredita que nasceu para brilhar nas telas da Televisão Brasileira, não pode perder a oportunidade de participar de testes para novelas das principais emissoras do País.

A primeira providência a ser tomada – além do seu talento e força de vontade -, é entrar para um bom curso de teatro ou artes cênicas e obter o registro de ator na Delegacia Regional do Trabalho (DRT). O registro é feito em sua carteira de trabalho e comprova que você está apto a exercer a profissão. Mas atenção: o curso deve ser profissionalizante, regulamentado pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC).

Feito isso, o próximo passo é ficar atento às épocas de testes das emissoras. Geralmente os testes são abertos um ano antes da previsão de lançamento das novelas. Qualquer ator profissional pode se inscrever e participar da pré-seleção, porém é importante estar ciente que os testes são extremamente exigentes e você deve estar preparado para encarar as câmeras e executar com proeza os comandos dos diretores. Ficar calmo e demonstrar naturalidade é um quesito de suma importância na avaliação final.

Uma dica é estudar sempre. Tenha humildade e esteja aberto a aprender e melhorar a sua performance, sua comunicação e expressão, seja no palco ou frente às câmeras.

Como os testes para novelas não são divulgados, procure acessar constantemente os sites oficiais das emissoras para fazer a sua inscrição. Geralmente, as oportunidades acontecem quando um lançamento de novela está previsto para dali a alguns meses ou um ano. Portanto, não perca tempo e fique ligado nas novelas atuais, acompanhe, vá observando as atuações dos atores e vez ou outra, entre no nos sites e nas redes sociais das emissoras. Quando você menos esperar, pode aparecer a oportunidade de um teste.



Atores mirins para novelas

Muitos pais, ao notarem que seus filhos possuem talento para interpretar, sentem o desejo de vê-los brilhando na telinha. As novelas brasileiras abrem espaço para as crianças em seus elencos, afinal, algum personagem sempre terá filhos, netos ou sobrinhos.

Geralmente, o caminho mais comum é cadastrar a criança em agências de modelo – é fundamental pesquisar bastante sobre as agências, tenha a certeza de que está levando seu filho em uma empresa de confiança, pois se tratando de crianças, a atenção deve ser redobrada. Os testes devem ser realizados sempre com a presença e o acompanhamento dos pais.

No começo pode ser que a criança seja chamada para testes de propaganda, seja na TV ou em revistas e catálogos. É um bom caminho, pois se o seu filho se sobressair – principalmente em comerciais de TV -, pode chamar a atenção de algum produtor de novela ou seriado. Os trabalhos de publicidade oferecem de certa forma, visibilidade e pode abrir portas para a carreira de ator-mirim.

Fique atento para não cair em ciladas, uma vez que algumas agências atuam de má fé, dizendo que é preciso pagar uma taxa para participar de testes para novelas.

Rede Globo

Para quem mora em São Paulo ou no Rio de Janeiro, pode optar em fazer seu cadastro pessoalmente na emissora, às segundas-feiras em São Paulo, e às quartas-feiras no Rio de Janeiro, das 15h às 19h. É imprescindível ter o DRT e aconselhável levar um DVD com uma apresentação curta de interpretação ou com trabalhos que você já realizou.

Depois de feito o cadastro, você pode ser selecionado para participar das oficinas da Globo. Lá você aprenderá interpretação, colocação da voz e expressão corporal. Mas, ao contrário do que muita gente pensa, participar da oficina não significa estar contratado. Você ficará em um banco de atores, e poderá ser chamado para futuros testes.

Projac – Coordenação de Recursos Artísticos

Entrega de material para cadastro

Rio de Janeiro: Estrada dos Bandeirantes, 6700, Portaria 4. Rio de Janeiro, RJ. CEP: 22780-082

São Paulo: Av. Doutor Chucri Zaidan, 46, São Paulo, SP. CEP: 04583-907.


SBT

Conhecido por suas novelas mexicanas, o SBT há alguns anos vem realizando suas próprias produções, o que abriu o mercado para atores brasileiros.

As novelas gravadas no Brasil ainda não representam 100% da totalidade da emissora, já que algumas produções mexicanas ainda permanecem na grade de programação, mas a tendência é que se amplie cada vez mais as obras de autores brasileiros.

Entre as novelas mais famosas estão “Amor e Revolução” (Tiago Santiago), “Corações Feridos” (Íris Abravanel), “Carrossel” e “Chiquititas” (estas últimas remake das versões mexicanas).

Os testes para novelas do SBT raramente são divulgados e abertos. Quando isso ocorre, a emissora informa em seu site oficial sobre os testes.

De vez em quando surgem rumores que agências estão selecionando para o elenco das novelas do SBT, mas a própria emissora emitiu um comunicado à imprensa declarando não ser verdade. Confira:

“O SBT informa que os testes realizados para as seleções de novelas, são realizados apenas dentro da emissora pela equipe do departamento de elenco. Algumas agências que trabalham com crianças, enviam materiais para que o departamento de elenco possa avaliar e chamar para os testes oficiais, mas o material (fotos e vídeos) não são requisitados pelo SBT e não valem como teste. Portanto, nenhuma agência está autorizada a fazer seleção para as novelas do SBT”.

Rede Record

A Rede Record nos últimos anos vem produzindo novelas brasileiras e minisséries bíblicas, as quais abrem boas oportunidades para novos atores. Os testes para novelas acontecem sempre quando a emissora necessita de certos tipos de atores que não possuem na emissora atualmente.

No início do mês de julho a emissora retomou a fase de pré-produção da sua nova novela, “Os Dez Mandamentos”, que irá reinaugurar o segundo horário destinado à teledramaturgia na emissora. Escrita por Vívian de Oliveira, a emissora está escalando os integrantes do elenco em Porto Alegre, Minas Gerais, Bahia e São Paulo, liderados pelo diretor Alexandre Avancini.

Record Departamento de Elenco

Envie um e-mail para elenco@rederecord.com.br ou mande seu material para:

Estrada dos Bandeirantes, 23505. Vargem Grande, Rio de Janeiro, RJ. CEP: 22785-091, aos cuidados do Departamento de Elenco.

Informações: (21) 2156-5254.

Teatro ou cinema

Outras opções para quem deseja seguir carreira, é procurar produtoras de cinema e produtores de teatro. Faça uma pesquisa na internet, ligue para saber quais os procedimentos para participar de castings e como enviar seu material. Tenha sempre em mãos o seu currículo, fotos profissionais ou de trabalhos realizados, vídeo-book e carteira profissional com o registro DRT.

Normalmente os atores de novelas já carregam em sua bagagem, algumas experiências com teatro, e isso facilita na hora da desenvoltura nos testes, e também quando estiver frente às câmeras. Portanto, procure sempre estar atuando, mesmo que for para adquirir conhecimento e experiência. Dessa forma, você poderá futuramente ser um dos integrantes de um elenco nas telinhas brasileiras.

Separamos um vídeo muito legal com o teste da atriz Marjorie Estiano para a novela Páginas da Vida:


Nenhum comentário:

Postar um comentário