terça-feira, 5 de agosto de 2014

Oficina de Atores da Globo e Record - O Que São e Como Participar


Em qualquer profissão para não ficar parado no tempo, ficar ultrapassado, ou ganhar mais experiência é de extrema importância que se faça cursos, capacitações, participe de workshops e oficinas. E dessa última que vamos falar, as oficinas dos canais de TV, como as da Record e a famosa oficina de atores da Globo.

Para participar delas não há custo, e o ator ainda recebe uma ajuda de custo. Só quem pode fazer é quem tem registro profissional (DRT) como ator, e a emissora consegue os participantes através de seu cadastro.

Mas é preciso sempre tomar cuidado, como alerta Ana Margarida Leitão, que é gerente de produção de elenco na Rede Globo, os participantes são escolhidos através de banco de dados, as emissoras não tem olheiros pelas cidades em locais que não exista arte. Se alguém abordar uma pessoa em uma boate ou shopping dizendo ser de algum canal de televisão, a chance de ser um golpe é muito grande. O que pode acontecer é caso você já seja um ator, e for abordado após uma peça que participou, por exemplo. Mesmo assim, não faça nenhum tipo de pagamento para esses “caça talentos”, pois isso não é nada comum no meio.

Essas oficinas são uma grande porta para o sucesso, nos últimos 20 anos diversos atores de destaque passaram por ela, principalmente na da TV Globo, nomes como Rodrigo Santoro, que hoje tem uma carreira sólida como ator em Hollywood, também Giovanna Antonelli, Carolina Dieckman, Camila Pitanga, Murilo Benício, Marcello Antony, entre muitos outros atores a atrizes que você vê diariamente na televisão.

O primeiro passo é fazer o cadastro como ator em uma das emissoras, o que ainda assim não garante o sucesso, pois só a rede Globo tem milhares de atores cadastrados, e esse número cresce a cada semana. Mas segundo os diretores, muitos dos que chegam lá precisam receber um preparo grande, e mudar a ideia de que está ali para rapidamente ficarem famosos, não é esse o foco, e sim transformar essas pessoas em atores melhores, dedicados, sensíveis.

A oficina é uma espécie de cursinho preparatório pré-vestibular, com a diferença de que para entrar nesse “cursinho” é preciso ser aprovado também. Por isso é tão disputado, a pessoa está sim mais próxima de ser contratada para a TV e também tem a vantagem de ter um curso muito completo e sem pagar nada por isso. A duração é de mais ou menos quatro meses, e acontece até duas vezes num ano. Nele os atores aprendem desde o posicionamento em frente a câmera até a intensidade que deve usar na voz, e também participam de festivais de teatro pelo pais.


Como entrar para uma oficina de atores?
  • Através da inscrição, cadastro esse feito na própria emissora, sem intermediários. Geralmente é gravado um vídeo também, para que os diretores possam escolher o perfil de atores e atrizes que buscam.
  • Testes são outra possibilidade, pois pessoas que participam de alguma atração nos canais, figuração, por exemplo, muitas vezes são chamadas pra fazer um teste.
  • Indicação, pode acontecer de você ser visto em algum filme ou peça e ser indicado.
  • Pode acontecer também, de ser indicado pela agência de modelos ou casting para qual trabalha, ou por ter participado de algum curso com um diretor, pela sua interpretação em algum comercial ou no teatro.
Como você pode ver, participar das oficinas da Globo, da Record ou de outro canal qualquer por si só não é uma garantia de sucesso, porém é o maior passo que você pode dar rumo ao sucesso na carreira de ator ou atriz com que tanto sonha. Portanto, vá a luta e dê o máximos de si para participar delas.

Para maiores informações sobre a oficina da Globo e da Record, entre em contato diretamente com as emissoras:

Record
Estrada dos Bandeirantes – 23.505
Vargem Grande – Rio de Janeiro – RJ
CEP: 22785-091
Fones: (21) 3503-7498 / (21) 3503-7507 / (21) 3503-7508
E-mail: elenco@rederecord.com.br


Rede Globo
No Rio de Janeiro:
Estrada dos Bandeirantes 6700 / PA 14
Entrada apenas pela Portaria 4
Jacarepaguá

Em São Paulo:
Av. Chucri Zaidan 46
Vila Cordeiro – SP


* a Globo não aceita cadastros pelo correio ou e-mail, nem tente mandar material para eles que será perda de tempo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário