quinta-feira, 4 de setembro de 2014

Conheça as Melhores Faculdades de Teatro do Brasil


Ser um bom ator requer de muito talento, mas muitas vezes só talento não adianta, já que existem milhares de técnicas que você só aprenderá fazendo um curso técnico ou superior em atuação.

No Brasil existem muitas faculdades de teatro onde você pode aprender todos os segredos de interpretação e não só isso, aprender como é o funcionamento de tudo no geral, de como se prepara as cenas, o roteiro, as gravações, maquiagem, enfim, o show com uma visão generalizada, ou seja, te dá uma visão não só dos palcos, mas também da vida por atrás dos bastidores.
Então se o seu sonho é encenar em grandes obras de teatro como Shakespeare, Tennessee Williams ou Nelson Rodrigues o melhor caminho é buscar uma boa faculdade de teatro e aprimorar seu talento.
Hoje queremos te apresentar as melhores faculdades de teatro brasileiras, confira:

Escola de Teatro – UFBA
A Escola de Teatro da Universidade Federal da Bahia (UFBA) foi Criada em 1956 e é considerado um centro de excelência da dramaturgia brasileira.
Os cursos oferecidos são de: direção teatral e interpretação, ambos com duração de 4 anos.

Escola de Artes Dramáticas – USP
A USP é a universidade mais prestigiada do País em vários cursos e na área da interpretação não podia ser diferente.
O curso é oferecido pelo Departamento de Artes Cênicas e se divide em duas partes: a Escola de Artes Dramáticas (forma atores), e o curso de Artes Cênicas (formação de diretores teatrais). Ambos cursos com uma duração de 3 anos.


Instituto de Artes – UnB
O curso de Licenciatura em Teatro oferecido pelo Instituto de Artes da Universidade de Brasília (UnB) é considerado um dos melhores de todo o País. O curso tem uma duração de quatro à seis anos. Se destaca em sua grade curricular e conta com os seguintes temas:
- Leitura e produção de textos
- História e teoria do teatro
- Laboratórios
- Processos de encenação.
O lema do curso é: preparar os alunos para que sejam “pesquisadores de teatro” e não somente “transmissores de conhecimentos”.

Escola de Música e Artes Cênicas – UFG
Escola de Música da Universidade Federal de Goiânia (UFG) passou a ministrar desde o ano 2000 o curso de graduação em teatro, o curso oferecido tem duração de 4 anos com opção a bacharelado ou licenciatura.
Se destaca pelas disciplinas ministradas que vão desde a parte teórica como prática e também por oferecerem cursos especiais a distância.

Escola de Teatro – UFPB
De um modo geral os cursos oferecidos pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), em João Pessoa, sempre recebem notas máximas na avaliação do MEC (Ministério da Educação) e é referencia no ensino superior das universidades do nordeste.
E com a escola de teatro da UFPB não é diferente, o curso oferecido tem duração de 4 anos com opção a bacharelado ou licenciatura.

Departamento de Artes Cênicas – UEL
Esse curso é um dos melhores cursos de teatro e não está localizado em uma capital com a maioria. O curso é oferecido pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) no estado do Paraná.
O curso conta com quatro anos de duração, e permite aos alunos se aperfeiçoarem não só como atores, mas também como agentes culturais e disseminadores de informação.

Instituto de Artes – Unicamp
O Instituto de Artes do Unicamp é um dos cursos de teatro mais reconhecidos de uma cidade de interior. O curso de bacharelado tem uma duração de quatro anos.

Escola de Belas Artes – UFRJ
Na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) acontece as mais diversas manifestações artísticas e no curso de teatro não é diferente. O curso de bacharelado oferecido pela escola tem uma duração de quatro anos. Muitos alunos tiveram a oportunidade de sair como atores de cinema e de televisão.
Você conhece mais alguma Faculdade de Teatro com ótimo conceito no Brasil? Deixe a sua dica aqui nos comentários para colaborar com os outros leitores!!!

Fonte: Site Modelo Ator Atriz

Nenhum comentário:

Postar um comentário